
Durante sete meses trabalhei em uma granja leiteira e laticínio situados no estado de Dakota do Norte no Estados Unidos. A fazenda produzia leite tipo A, queijos e iogurtes, e toda a cadeia de produção acontecia dentro da própria fazenda. Todo o trabalho -campo e planta processadora- era conduzido por seis pessoas: Blaine Goetz (proprietário da fazenda), Kathy Goetz (esposa de Blaine), Travis Goetz (filho mais velho de Blaine), Cho Yang Sang (estagiário da Corea), Hiroki (estagiário do Japão) e eu.

Fazenda de gado de leite e o seu processamento exigem bastante das pessoas que nela trabalham. As vacas eram ordenhadas todos os dias, duas vezes ao dia.
Travis era responsável pela parte de campo enquanto que Blaine ficava na planta processadora. Kathy e os estagiários trabalhavam em ambas as partes. As principais atividades realizadas por mim foram: ordenha das vacas, higienização da sala de ordenha e planta processadora, alimentar os bezerros, pasteurizar e envasar o leite, análises microbiológicas e fisico-químicas, fabricação de queijos e iogurtes, inseminação artificial e cuidados com a saúde e bem-estar dos animais.

Após o fim do meu estágio tive a oportunidade de conhecer uma boa parte da costa oeste dos Estados Unidos. Foi uma viagem maravilhosa. Passei por Los Angeles e San Francisco no estado da Califórnia, Las Vegas no estado de Nevada e realizei o sonho do conhecer o Grand Canyon situado no estado do Arizona.

Foram alguns meses da minha vida que dediquei quase que exclusivamente ao meu trabalho. Acredito realmente que foi um divisor de águas em minha vida. Estou mais forte, amadurecido e acredito muito em mim mesmo. Estou mais corajoso e não me preocupo mais se os próximos desafios em minha vida serão fáceis ou difíceis, sejam eles profissionais ou pessoais. Tenho certeza irei vencer TODOS!
A CAEP, meus sinceros agradecimentos pela grande oportunidade.
A CAEP, meus sinceros agradecimentos pela grande oportunidade.
Rafael é acadêmico da UFLA.