16 de dezembro de 2009

Depoimento de Yannick Plumhans

Gostaria de compartilhar minha experiencia que tive na França durante o periodo de Julho 2008 a janeiro de 2009.


Viajar para França foi realmente uma experiencia muito excitante, seria a primeira vez que eu sairia de casa. As primeira semanas foram muito dificeis, pois sentia muita saudades de todos no Brasil, mas logo me acostumei.

Morei numa pequena cidade ao sul da frança chamada Lansargues, localizada aproximadamente a 30 km de Montpellier. Na fazenda eu era o único estagiário e la desenvolvia todas as atividades relacionadas a olericolas, eu trabalhava todo os dias das 8 ao 12h e das 17 as 22h no verão e no decorrer do outono até começar o inverno meu horario mudou para 8 ao 12h e das 14h as 18h. As atividades foram intensa o ano todo, pois como era o unico a cuidar das atividades da fazenda, pois o meu chefe ficava em casa cuidando da administração da fazenda.

Essa experiencia foi realmente muito boa, pois tive a noção de como é gerir as atividades de uma fazenda, priorizando aquilo que era mais importante.

O meu chefe e a sua mãe foram muito receptivos, me levando para conhecer varias outras cidades proxima a deles, e nos sabados ele me dava carona até montpellier onde ele fazia feira e eu aproveitava para fazer turismo.

A minha dica para quem vai viajar pela primeira vez é não visar ganhos financeiros e nem se imaginar fazendo turismo o tempo inteiro, porque isso dificilmente vai acontecer e se voce for pensando assim vai ter uma grande decepção.

No final do estágio tive a oportunidade de visitar a minha familia na Bélgica, onde fiquei mais 2 meses e aproveitei para viajar pela europa, conheci a Alemanha, Holanda e Luxemburgo, além de ter visitado a cidade Luz, Paris, também.

Durante a reunião dos estagiários pude conhecer pessoas do mundo todo, inclusive alguns brasileiros que mantenho contanto até hoje, uma dessas pessoas é a Mariana que ja colocou um depoimento aqui no blog também. Além de termos nos conhecidos na reunião dos estagiários nos reencontramos em Bruxelas.



Essa experiencia foi maravilhosa e eu recomendo que todos que tenham a oportunidade a façam pois vai mudar o jeito de ver a vida para sempre.

Yannick é acadêmico de Engenharia Agronômica na UFPR

Nenhum comentário:

Postar um comentário