29 de julho de 2009

Depoimento de Vitor Saccon



Em julho de 2008 viajei para Austrália para participar do IRE (International Rural Exchange) através da CAEP – Intercâmbio Agrícola. Na Austrália trabalhei por 9 meses em uma fazenda produtora de cenoura. Obtive muita experiência prática nesse período. Exerci diversos tipos de funções, desde manuseio de empilhadeira e operação de maquinário até seleção de cenouras para limpeza e sanitização.

O trabalho em si não é fácil e muitas vezes é pesado, porém a experiência adquirida é extremamente enriquecedora. Nessa fazenda entrei em contato com pessoas vindas de diversas partes do mundo, era um grande “mix” cultural. Conheci diferentes hábitos culturais, diferentes religiosidades, diferentes formas de pensamentos e comportamentos e o mais interessante é que tudo em um mesmo lugar.

Esse intercâmbio contribuiu para meu crescimento tanto profissional como pessoal. Profissional pela experiência prática e por ter entrado em contato com técnicas produtivas de um país de “primeiro mundo”. Na parte pessoal o contato com diferentes culturas possibilita uma “abertura da mente”, se é que se pode dizer assim, fantástica. Mudei minha concepção do mundo.

Outro ponto positivo desse tipo de intercâmbio é que com o trabalho você recebe uma grana para “bancar” as despesas do dia a dia, podendo guardar uma grana, (para compensar o dinheiro investido ou fazer um “pé de meia”), ou como no meu caso viajar pelo país após o período de trabalho. Ou fazer um intermediário dos dois.


Gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar uma dica para o pessoal que optar por realizar esse tipo de intercâmbio. Além de todos os demais cuidados a serem tomados, os quais serão recomendados e orientados pela CAEP. Acredito que seja importante o intercâmbista entrar em contato diretamente com o “Host” (fazenda ou pessoa que ira te receber) antes da viajem. Perguntando sobre os trabalhos que serão realizados e sobre o local da sua acomodação.


Agradeço a CAEP pela oportunidade e a West Hills Farm por ter me recebido.

Vitor Paulo Saccon

Vitor é aluno de Agronomia da ESALQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário