1 de setembro de 2009

Depoimento de Mariana Carielo, estágio vinicultura França

Uma das minhas melhores experiências na vida foi ter ido pra França, fazer o estágio de final da graduação.
Me mandaram pra uma fazenda/vinícola em uma cidade de 400 habitantes, chamada Arbis, 30 km ao sul de Bordeaux.


A adaptação no começo foi difícil, pelo hábitos e principalmente por causa da comida. Nunca imaginei comer ostras, marisco e quanto mais “escargot”, afff.. E carne de coelho? E pato? Pois é, foram essas e outras várias inusitadas comidas a que tive que me adaptar, e pra falar a verdade, se eu pudesse, continuaria comendo até hoje. Uma delícia!!



Mr. Alain e Marie Jo, duas pessoas encantadoras, meus segundos pais nos meses em que vivi na Europa, até mesmo quando resolvia viajar pra fora da fazenda, estes me enchiam de conselhos, e esperavam a minha ligação para dizer que estava tudo bem.




Mesmo sendo tratada como filha, tive que acordar cedo todos os dias e ajudar o filho Fred na colheita e na produção de vinho. Fazia de tudo, carregava mangueira, bombeava o vinho, analisava amostras, dirigia trator, etiquetava caixa, rotulava garrafa, enfim, de tudo um pouco. E nas épocas que as coisas eram mais tranqüilas, eu ajudava com as crianças Inês e Martin. Inês desde o começo me adorava, mas Martin era desconfiado. Hoje quando falo com ele no telefone, me pede pra voltar, e diz que está com saudades.

Quando deixei a fazenda, chorei, e disse que voltaria, com meu futuro marido e meu futuro filho. E parti no mundo, com uma mala e fui atrás de realizar meu sonho de conhecer o resto do continente. Não deu pra ir muito longe, afinal, só me restava 1 mês de visto. Mas visitei na França, Bordeaux, St. Emillion, Carcassone, Toulouse, Strasbourg e claro, Paris. Na Itália, fui a Milão, Florença e Pisa. Dei uma passada por Amsterdam e Bruxelas onde passei o Natal e retornei ao meu país querido.



Foi uma experiência incrível, não me arrependo de nada. Hoje sou Engenheira Agronôma e graças a experiência oferecida pela CAEP, hoje sou mais madura e mais feliz por ter 2 famílias!!!

Mariana Carielo

Mariana foi aluna de Agronomia da Universidade Estadual de Londrina.



2 comentários:

  1. Muito legal sua experiência Mari, com certeza não tem preço a experiência que se adquire vivendo fora. Sucesso pra vc!!!!
    Bjs

    Gump

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por ter sobrevivido muito bem a essa experiência! =)
    Muuuuuuito sucesso pra ti!
    Bjos,
    Rafa

    ResponderExcluir